QUAIS DOENÇAS ELA PREVINE?
A vacina varicela é uma vacina atenuada (feita com vírus vivos enfraquecidos) que protege contra a infecção causada pelo vírus Varicella zoster e previne a doença, também chamada de catapora, em casos mais graves.
COMO É APLICADA?
Via subcutânea.
ONDE PODE SER ENCONTRADA?
Ela pode ser encontrada no Laboratório Oscar Pereira, com atendimento domiciliar na cidade de Ponta Grossa - PR, ou na nossa unidade localizada na rua Francisco Ribas, 650.
INDICAÇÃO
A vacina Varicela é indicada para crianças a partir dos 9 meses.
CONTRAINDICAÇÕES
- Pessoas que apresentaram anafilaxia originada por qualquer dos componentes da vacina ou após dose anterior;
- Gestantes também não são indicadas a tomar a vacina;
- Aqueles que apresentam fragilidade do sistema imunológico, seja por doença ou tratamento imunossupressor, devem consultar um médico – na maior parte das vezes, as nocividades causadas pelo adoecimento são maiores que o risco apresentado pela vacina;
- Pessoas em tratamento com corticóide em doses imunossupressoras devem consultar o médico para verificar o melhor momento de se vacinarem.
POSSÍVEIS REAÇÕES
Reações muito comuns: dor e vermelhidão no local da injeção, erupções na pele semelhantes às da varicela que geralmente aparecem de forma tardia (7 a 10 dias após a vacinação) e somem poucos dias depois, sem deixar sequelas. Podem ou não ser seguidas de febre, por vezes acima de 39°C por 1-2 dias.
Reações comuns: rash cutâneo (erupção na pele), inchaço no local da injeção e febre foram relatados com frequência em estudos conduzidos em adolescentes e adultos.
CUIDADOS ANTES, DURANTE E APÓS A VACINA CONTRA VARICELA
Quimioterapia: Crianças que estão em tratamento contra o câncer, passando por quimioterapia, só podem realizar a vacinação três meses após o término do tratamento.
Transplantados: Crianças que receberam transplante de medula óssea só podem realizar a vacinação de 12 a 24 meses depois do procedimento.
Corticoide: Crianças que tenham feito uso de corticoide (em doses imunossupressoras / 2 mg/kg/dia) por mais de 14 dias devem tomar a vacina pelo menos um mês depois da suspensão do uso.
Ocorrências
Ao apresentar ocorrências graves ou inesperadas depois da aplicação, o serviço que realizou a vacinação deve ser informado.
QUAL É O ESQUEMA DE DOSES DA VACINA CONTRA VARICELA?
No Sistema Público de Saúde, são disponibilizadas duas doses de rotina da vacina contra varicela (catapora): na apresentação SCR-V (Tetravalente Viral) - aplicada aos 15 meses nas crianças que já receberam a primeira dose da Tríplice Viral - e em formulação isolada, aos 4 anos;
As Sociedades Brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) aconselham duas doses da Vacina Varicela: a primeira aos 12 meses e a posterior entre 15 e 24 meses de idade. Essas doses coincidem com o esquema de vacinação da SCR (Tríplice Viral) e, portanto, o uso da vacina SCR-V (Tetravalente Viral) pode ser adotado;
Às crianças mais velhas, adolescentes e adultos vulneráveis são indicadas duas doses com intervalo de um a dois meses
CONFIRA DO QUE É FEITA A VACINA CONTRA VARICELA
A vacina contra varicela é atenuada, apresentando vírus vivos “enfraquecidos” da varicela. Sua composição também inclui gelatina, traços de neomicina, água para injeção. Não apresenta traços de proteína do ovo de galinha.
OBSERVAÇÃO
A Vacina contra Varicela é indicada como rotina para crianças a partir dos 12 meses. Em casos de surtos, por exemplo, ela também é indicada às crianças a partir dos 9 meses. Todas as crianças, adolescentes e adultos que ainda não tiveram catapora devem ser vacinados.
Entre em contato e confira a disponibilidade.